Globalização – Causas e Consequências

Causas e Consequências da Globalização

Este artigo vai para quem está na escola e precisa de ajuda para entender um assunto corriqueiro das aulas de história e geografia. Hoje viemos para falar das causas e consequências da globalização. Se você tem dúvidas nesse assunto e precisa de uma ajuda para estudar esse assunto, está no lugar certo.

globalizacao-efeitos

Como todo bom cidadão informado, você deve estar sabendo que o mundo está numa fase de grande desenvolvimento, tanto tecnológico, como científico, assim como econômico. Apesar desse desenvolvimento ser desigual para algumas nações mais pobres, pode se ver as consequências da globalização em todos eles.

A globalização é importante nessa nova realidade, pois ela permite que as pessoas se comuniquem e consiga alcançar várias outras pessoas com muito mais facilidade e eficiência. Estamos passando por um período onde o fluxo de informação é tão grande que seria impossível para uma pessoa comum, absorver todo esse conhecimento que é oferecido, por exemplo, na Internet, onde, a cada milésimo de segundo, uma nova página é criada, como conteúdo que pode ser acessado de qualquer computador com acesso a rede.

globalizacao-causas-300x286

Causas da Globalização

Agora que você já sabe o que significa globalização e a história do processo vamos falar um pouco das causas da globalização. Como visto acima a globalização é o processo de integração de diversos países. Essa integração é feita em diversos fatores como cultural, econômico e político. Como falado acima pela modernização a globalização ficou e ainda fica cada dia mais rápido. Hoje você pode ter acesso a cultura de países do outro lado do país com apenas alguns cliques na internet. Assim como cultura as notícias também são rapidamente disseminadas. Hoje algo que ocorre em outro país chega em tempo real nos demais países.

A causa da globalização está presente na sua história e na disseminação do mesmo. Como dito acima a globalização começou com as expansão marítima por parte da Europa.  Sendo assim junto com a expansão marítima foi levado a cultura, política e outros para os demais países. E assim foi a causa inicial da globalização.
Além da causa inicial o custo e a rapidez do deslocamento e da comunicação acelerou a globalização. Hoje a cultura de todos os países estão disponíveis na internet e você pode se comunicar com pessoas de outro país. Sendo que o processo de globalização acelerou e ficou mais barato depois do século XXI, ainda mais com o advento da Internet.

Agora que você ja sabe a história e as principais causas da globalização sendo a navegação e colonização e a internet vamos entender de outra forma a globalização. Abaixo iremos falar sobre como a globalização afeta sua vida diariamente. Entenda como a globalização mudou a vida e até hoje faz parte da nossa vida.

Efeitos da Globalização

Vamos entender quais os efeitos da globalização na nossa vida cotidiana. Sendo que você já viu acima que a globalização é a integração cultural, política e econômica do mundo vamos entender o que isso tem a ver com você.

Acima já falamos como a cultura é globalizada. Você tendo acesso a outras culturas e seu país também pode haver uma integração de várias culturas juntas. Já quanto a política e economia, elas andam de mãos dadas.

A política e economia de outros países pode afetar os mesmos sistemas do seu país. Um exemplo é quando você vê no jornal que o preço do dólar ou do euro aumentou ou baixou. Esses valores são contabilizados e tem efeito na economia e política de outros países. Por exemplo no caso de importação e exportação esses valores são de grande importância.

Com essas informações e exemplos você consegue entender o que as notícias ou outros textos dizem quando falam em globalização. Para mais informações você pode pesquisar notícias sobre o assunto e tentar entender como a globalização se encaixa na notícia. É importante entender esses termos para melhor conhecer o mundo em que vivemos e as notícias que nos cercam.

globalizacao-consequencias-300x214

O processo de globalização começou quando o ser humano descobriu que poderia se transportar de um continente para o outro, de diversas maneiras. A primeira delas foi através da navegação. Sem a navegação, nenhum de nós hoje sequer saberia da existência de continentes como a Ásia, África, Europa, Oceania, continentes que só tiveram contato entre si durante esse período das grandes navegações, onde se adotou o sistema econômico mercantilista, que foi responsável pelo surgimento da primeira forma de capitalismo, um dos sistemas que mais se beneficia da globalização.

Isso tudo gerou um desenvolvimento desenfreado na economia, ciência e tecnologia da época, mas hoje tem causado diversas consequências trágicas nas sociedades do mundo inteiro. Nações que antes eram ricas e bem organizadas foram destruídas pela globalização, como a África, antes abundante em pedras preciosas e ouro, é hoje um continente pobre e devastado pela miséria, fome, guerra e doenças, que foram trazidas e promovidas pelos europeus, desde a época das grandes navegações até algumas décadas atrás.

Isso sem falar na devastação ambiental causada pela revolução industrial, uma das maiores consequências da globalização. Não podemos considerá-la um monstro, mas a globalização precisa ser bem administrada para que possamos aproveitar seus benefícios e amenizar os seus malefícios.

Globalização – Resumo

Resumo sobre Globalização

Globalização é um dos assuntos que você sempre escuta ou lê em jornais ou outros meios de comunicação. Mas você sabe o que é Globalização realmente? Sabe quais são as causas, os efeitos e como influencia na sua vida? Fique tranquilo (a) abaixo iremos falar mais sobre a globalização disponibilizando as principais informações.

Como dito acima a globalização é um assunto muito falado ou citado em jornais e outras formas de comunicação. Por isso é importante que você saiba e tenha informações sobre o assunto. Assim poderá entender de forma mais completa tudo que circunda o assunto. Veja abaixo inicialmente o que é globalização. E depois tenha mais informações sobre as causas e os efeitos. Por último entenda como a globalização mudou o mundo e como afeta a sua vida diariamente.

globalizacao

Falar sobre globalização é algo que necessita entendimento, tempo e um pouco de paciência. Porém, não é algo de difícil compreensão, pois a mesma é evidente em nossas vidas, em nossa própria rotina diária. Apesar do fato não ser percebido por diversas pessoas, possuímos práticas que nos adéquam a esse conceito diariamente. Confira um resumo sobre globalização para você ficar antenado sobre o assunto que faz parte do nosso cotidiano.

O que é Globalização

Vamos inicialmente entender o termo globalização é um termo criado em 1980. O termo se refere a integração política e econômica do mundo. Por se referir ao mundo alguns especialista também se refere como mundialização. O termo pode ser relativamente novo mas o início da globalização é iniciado muito anteriormente.

Segundo especialista o início da globalização foi no momento que os europeus realizou às expansão marítima colonial. Esse fato iniciou entre o final do século XV e XVI. Pela globalização ser realizada também na cultura o termo aldeia global também é utilizado. A globalização foi disseminada mais rapidamente com o menor custo de transporte e comunicação no final do século XX e início do XXI.

Hoje com a internet é possível ter acesso a notícias, culturais, livros e diversas outras informações e arquivos de países do outro lado do mundo em segundos.

O que você precisa saber sobre a história e o conceito de globalização para entender é isso. Portanto quando você ler em alguma notícia, livro, ou outros sobre globalização basta se lembrar que é a integração econômica, política e cultural entre o mundo. Agora veja abaixo as causas e efeitos da globalização.

A Globalização

Ao ligarmos a televisão, ou acessarmos a internet, para manter-nos informados de acontecimentos em qualquer parte do mundo, a globalização mostra a cara. Ela também é evidente quando lembramos que cada um dos produtos utilizados pode ser de uma marca diferente, vinda de qualquer região da terra.

Sendo assim, quando alguém pergunta o que é globalização, pode-se dizer que é o nome dado a toda essa interação que existe entre os países pelo mundo, podendo ocorrer de forma cultural, social, econômica e política. Por isso o nome globalização, por ocorrer em escala mundial, ou seja, global.

O processo está diretamente ligado ao sistema capitalista, tendo seu início e seu desenvolvimento ligados ao atendimento das necessidades desse mesmo sistema, ao consolidar-se como maior do mundo, com o declínio do socialismo. À medida que o consumo interno era saturado, a globalização se desenvolvia. O processo beneficiou principalmente os países desenvolvidos, ampliando seu imenso mercado.

Pode-se afirmar que a globalização é o estágio máximo do capitalismo. Sem fronteiras, sem barreiras, usando o mundo todo como mercado, transformando-o em um paraíso para o livre comércio.

globalizacao-resumo

Os meios de comunicação são fortes aliados do processo de globalização, pois é através deles que as notícias giram pela terra e os produtos tornam-se mundialmente conhecidos. Também é a partir das inovações nesse segmento que foram e são possíveis as comunicações entre empresas ao redor do mundo inteiro. Meios como a televisão, a internet e o sistema de telefonia são absurdamente importantes para o desenvolvimento da era globalizada.

Navegue pelo site e confira mais temas relacionados a globalização e fique por dentro de tudo que acontece com a globalização no Brasil e no mundo.

Globalização no Brasil – Resumo

Globalização no Brasil Atual e suas consequências e efeitos

A globalização é algo que está presente em todo o mundo hoje em dia, isso não se pode negar. A mesma teve o seu auge principalmente com os diversos avanços tecnológicos que proporcionaram melhorias no meio de comunicação, esse foi um dos aspectos para que a globalização no Brasil se desenvolvesse acabando que por se tornando o que é hoje. Confira um resumo da globalização no Brasil e saiba os efeitos disso em nosso país.

globalizacao-no-brasil

Um dos países atingidos pela globalização foi justamente o Brasil que hoje em dia se beneficia e também sofre com as desvantagens da globalização mundial que atingiu o país. Saiba que a mesma pode oferecer diversos benefícios tanto a cultura brasileira como a nossa economia, mais em contraste a globalização sempre causa algo de desvantagem em qualquer que seja o aspecto citado.

Todos sabem que a economia brasileira é exposta ao mercado internacional, isso mesmo, pois o Brasil tanto importa como exporta produtos, dessa forma, tornando o país bastante ativo no mercado internacional e possibilitando a chegada de novos produtos no país.

Toda essa movimentação pode causar danos à economia brasileira, pois em muitos casos os produtos importados possuem preço muito baixo em relação aos nossos, dessa forma, leva a falência de muitas empresas causando assim muito desemprego no país. Além disso, o desemprego também é grande, pois com a globalização muitos estrangeiros bem qualificados se dirigem ao Brasil e o que mais as empresas buscam é mão de obra qualificada, seja ela brasileira ou estrangeira. Isso tudo é consequência da globalização no Brasil.

Na cultura também podemos destacar diversos tipos de benefícios. Por meio da internet, da televisão do cinema, através de uma música e demais meios de comunicação é possível que nós acompanhemos novas culturas e dessa forma conhecer um pouco mais de outros países. Por outro lado, muitas dessas culturas principalmente a norte-americana influencia bastante os jovens brasileiros, que acabam esquecendo a própria cultura brasileira.

Globalização Conclusão

Conclusão sobre Globalização

O termo
globalização ficou nos últimos anos um termo super banal, mas é preciso saber o conceito e quais as suas implicações. Se você está procurando se informar sobre o assunto ou fazendo algum trabalho escolar, confira a seguir uma conclusão sobre globalização.

globalizacao-conclusao

A
globalização no seu termo é definido de diferentes formas, para os norte-americanos usam a expressão globalização, os franceses de outra forma e preferem mundialização a o termo globalização e em outras sociedades o termo usado é internacionalização. A globalização em seu termo mais básico é definida por três aspectos ou forças poderosas: revolução tecnológica, interdependência dos mercados financeiros em escala mundial e formação de áreas de livre comércio. Desta forma, a globalização pode ser definida como processo de integração do espaço mundial com o fluxo intenso de capitais, serviços e tecnologia entre os países, o que resulta em países cada vez mais interligados por transações econômicas com grande volume de capitais.

Mas, quando surgiu a Globalização? Para muitos historiadores a Globalização surgiu não na nossa era, mas remontam da época das grandes descobertas no século XVI com a descoberta de novos mundos e com o comércio entre estes novos mundos e o velho mundo (que até para época foram bem intensos). Outros historiadores afirmam que a Globalização remonta da segunda metade do século XIX quando as grandes economias capitalistas iniciaram a primeira grande onda de investimentos no exterior o que foi chamado de imperialismo. Já os historiadores modernos afirmam que globalização remonta dos anos 1980 quando os governos passaram a implantar programas econômicos neoliberal abrindo às portas de seus países para a entrada de capital e das mercadorias estrangeiras.

Independente de quando começou ou não a globalização alguns efeitos da mesma podem ser percebidos como os avanços tecnológicos, a interligação, a interdependência dos mercados financeiros na escala mundial e com encurtamento das distâncias que unificaram e baratearam a informação que está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Por isso, diz-se que mundo está uma aldeia global, com estas informações em larga escala, as grandes empresas se instalando em vários países, os avanços cada vez maiores na informática e nas tecnologias, o grande fluxo de mercadorias, intercambio de informações entre outras características presentes em nosso cotidiano. A conclusão sobre a globalização é que ela traz muitos benefícios, mas também traz algumas consequências não tão agradáveis que temos observado atualmente como desempregos em larga escala que tem atingido não só os países em desenvolvimento como também os países desenvolvidos da América do Norte, Europa e da Ásia. Mas, o efeitos Globalização é diferente em cada país e traz consequências sociais de diferentes formas em cada realidade.

Globalização e seus efeitos

Efeitos da Globalização

O assunto Globalização é muito mais sério do que a gente imagina, mas nem sempre damos atenção máxima a esse assunto tão importante. Entenda, primeiramente, o que é Globalização, para que você depois possa analisar todos os impactos que a mesma pode causar. Esse assunto se diz respeito a processos de um mundo cada vez mais interligado, e sem fronteiras, onde pessoas tem acesso a informação a tempo real do que acontece em vários cantos do mundo. Como o próprio nome já diz é globalizar, e por isso que esse fenômeno chama muito a atenção das pessoas e dos pesquisadores, ainda mais de quem se preocupa com os pontos positivos e também negativos da mesma. Entenda a seguir quais são os efeitos da globalização.

globalizacao-efeitos

Analisando a Globalização e seus efeitos temos informações bastante uteis para mostrarmos para as pessoas, e alguns até mesmo preocupantes. Por isso que muitas pesquisas trazem informações sobre os dois pontos, tanto o negativo como também positivo. Esse assunto engloba muitas áreas de ensino, partindo desde a História, para que possamos compreender a origem ate aqui, como também a área e Administração e Negócios, que lida com inúmeras questões positivas e negativas sobre o reflexo da Globalização na presente sociedade.

Veja quais são os efeitos da Globalização:

• Integração entre países

• Diluição das fronteiras

• Aumento do comércio mundial

• Crescimento e desenvolvimento da Economia dos Estados

• Desigualdade e desemprego aumenta

Como já mencionado anteriormente os efeitos positivos da Globalização são muitos, mas não podemos descartar a existência dos negativos. E acima deixamos no ultimo tópico um ponto negativo para que você pudesse analisar, e ver que esse assunto mexe com muito mais coisas que nós imaginamos. Para você ter uma ideia a Globalização causa esse desemprego e desigualdade por que as empresas passam a querer competir mais, a produzir mais e com menor custo, cortando assim muita mão de obra que julga desnecessária.

Confira também: Resumo sobre Globalização

Redução de custos é algo frequente no mundo globalizado, onde as empresas querem muito mais lucro do que investir nos funcionários que tem. Por isso que sempre devemos analisar e estudar os dois lados, pro que os efeitos negativos da Globalização também existem, e temos que estar a par das duas. Daqui uns anos essa realidade estará mais gritante em nosso cotidiano, e cabe a nós ir amenizando os problemas de hoje para que o futuro seja menos competitivo e mais harmonioso de se trabalhar, e que com isso tenhamos menos problemas sociais e menos diferenças também em nossa sociedade e em nossa economia.

Globalização e as políticas neoliberais

Resumo de Globalização e as políticas neoliberais

A palavra
globalização é falada em demasia que muitas pessoas não sabem do que se trata, por isso é bom saber o que é se estas estão relacionadas e o que nos afeta. Confira a seguir a relação entre as políticas neoliberais e a globalização.

globalizacao-politicas-neoliberais

A globalização caracteriza-se pelo maior aprofundamento internacional da política, economia, cultura e de aspectos sociais das nações o que acarreta o barateamento dos transportes e comunicação dos países, desde o final do século XX e início do XXI.

Para muitos estudiosos a globalização não é só decorrente dos tempos modernos, mas tem origens na era das descobertas e viagens do Novo Mundo pelos Europeus e até afirmam que a origem da Globalização advém do terceiro milênio A.C, mas, que a globalização teve seu começo de auge no final do século XIX e início do século XX, com uma maior conexão das economias e culturas do mundo. Mas, nesta época o termo globalização não se podia ser dito e nem conhecido.

O termo Globalização se tornou mais popular na década de 1980 (século XX), mas especificamente no início dos anos 1990. O Fundo Monetário Internacional (FMI) em 2000 identificou quatro aspectos básicos da globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração, disseminação de crescimento e movimento de pessoas.

A globalização como antecipamos aqui remonta de muitos séculos a longo da história, vem desde a época das viagens transatlânticas para o “novo mundo” das Américas e se desenvolveu no século XIX com o desenvolvimento das novas formas de transporte, como as ferrovias, os navios a vapor e as telecomunicações que permitiu maior intercâmbio global e de forma mais rápida. Já o início da Globalização moderna advém do fim da segunda guerra mundial quando as nações envolvidas diretamente que criaram mecanismos diplomáticos e comerciais para aproximar cada vez mais as nações uma das outras.

Já o neoliberalismo está presente nesta globalização mundial e caracteriza-se por um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas e que defendem a não participação do Estado na economia por isso as suas características são: mínima participação do estado nos rumos da economia do país, política de privatização de empresas estatais, abertura da economia para a entrada de multinacionais; adoção de medidas protecionismo econômico; desburocratização do estado; diminuição do tamanho do Estado; posição contrária aos impostos e tributos excessivos, entre outras características que caracterizam o neoliberalismo e que fazem parte desta globalização que aproximam cada vez mais as fronteiras e as políticas. Esse foi um breve resumo sobre globalização e as políticas neoliberais, você pode se aprofundar mais sobre o assunto em livros de geografia e atualizadas.

Globalização Mundial

Globalização Mundial Atual Resumo

A globalização mundial é um processo que está acontecendo há muito tempo e que se trata de mudanças na ordem econômica e também na ordem política mundial. Confira um resumo sobre globalização mundial nos dias atuais.

globalizacao-mundial

Mesmo sem percebermos a globalização está presente na vida de todos nós e ela interfere diretamente no nosso dia a dia. O maior exemplo disso é a internet, que possibilita com que nós tenhamos acesso a quase todos os tipos de informações que quisermos. Podemos, por exemplo, conhecer as ruas de Nova York e conversar com pessoas de outros continentes sem sair do sofá de nossas casas, e talvez isso não pareça grande coisa para você, mas vale lembrar que há apenas alguns anos atrás isso era impossível.

Pessoas que antes eram consideradas alienadas hoje podem ter acesso a todas as notícias do mundo vinte e quatro horas por dia, em tempo real e tudo isso graças à internet. A facilidade com que recebemos informações vem crescendo a cada dia mais, mas acontece que não são apenas as informações que chegam rapidamente até nós, novas tecnologias vêm surgindo praticamente todos os dias no mercado, e conseguimos ter acesso a elas praticamente assim que são lançadas. Enquanto há alguns anos atrás as novidades levavam meses para migrar de um país para o outro, nos dias de hoje, graças à globalização mundial, um celular que é lançado na China, por exemplo, pode levar apenas alguns dias para chegar ao Brasil.

O fácil acesso à informação, e à comunicação, parece muito bom quando analisamos dessa maneira, porém ao mesmo tempo em que para você é ótimo importar produtos mais baratos de outros países sem precisar sair da sua casa, para algumas empresas isso pode ser o fim.
A enorme concorrência leva algumas empresas a cortarem custos e procurarem por alternativas que tornem seus produtos mais baratos, mantendo a mesma qualidade de sempre, isso por sua vez, acaba alterando a economia do país e gerando desemprego, já que a grande maioria das empresas opta pela automação de setores, no lugar da mão de obra humana.

A globalização no mundo tem seu lado bom e seu lado ruim, ela atinge os países e as classes sociais de maneira diferentes, enquanto pessoas que vivem em camadas menos favorecidas da sociedade são atingidas de forma negativa, as pessoas de classes sociais superiores se beneficiam dos avanços tecnológicos e das mudanças causadas por ela. O fato é que esse processo de globalização não irá acabar, e por isso devemos sempre estar renovando nossos conhecimentos, para assim também nos beneficiarmos e tirarmos o máximo de proveitos desse fenômeno que é a globalização mundial.

Neoliberalismo O que é? – Conceito, Resumo

O que é Neoliberalismo?

Você já deve ter ouvido muito o termo
neoliberalismo, mas notavelmente não sabe o que se trata ou quer saber um pouco mais sobre, não é mesmo? O neoliberalismo está tão presente em nossa cultura que devemos saber o que se trata. Confira a seguir o conceito do neoliberalismo.

neoliberalismo

O neoliberalismo, como seu nome pressupõe é um
novo liberalismo clássico que é um corrente de pensamento mais moderna e que defende na parte política, a não participação do estado na economia, onde deve ter total liberdade de comércio o que garante maior crescimento econômico e desenvolvimento social do país. Daí vem o liberalismo do nome desta corrente ideológica presente na política, economia e na sociedade moderna.

Mas, vamos ainda conhecer a história do termo liberalismo que surgiu no século XVII através dos trabalhos publicados pelos filósofos John Locke e posteriormente, no século XVIII, o liberalismo econômico que ganhou força as ideias definidas pelo filósofo e economista Adam Smith. Dentre os princípios básicos do liberalismo estão: liberdade econômica (livre mercado), defesa da propriedade privada, mínima participação do Estado, igualdade perante a lei.

Já o neoliberalismo surgiu a partir da década de 1970 e que tem como diferença, uma economia pautada numa realidade econômica diferente dos séculos passados que é mais pautada pela globalização (limitações de fronteiras, grande fluxo de informações) e novos paradigmas para o capitalismo.

Entre as características do neoliberalismo que difere do liberalismo de outrora estão: livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização; abertura da economia para a entrada de multinacionais; adoção de medidas de protecionismo econômico, posição contrária aos impostos e tributos excessivos que é uma consequência da diminuição do Estado, tornando-o mais eficiente; a base da economia neoliberal é a empresa privada; defesa dos princípios econômicos do capitalismo, pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, entre outras características.

Apesar de se mostrar um sistema que visa crescimento e desenvolvimento é um sistema que sofre muitas críticas, pois esta política neoliberal beneficia somente as grandes potências econômicas e acaba esmagando as demais economias, como aquelas em desenvolvimento econômico, social e política. Estes países em desenvolvimento acabam sofrendo as consequências do neoliberalismo como desemprego alto, aumento gritante das diferenças sociais e dependência do capital internacional. Mas o neoliberalismo tem também seus pontos positivos como proporcionar o desenvolvimento econômico e social de um país que adotar esta política.

No Brasil o governo que adotou o neoliberalismo e que também foi de certa forma criticada por isso foi os dois governos de Fernando Henrique Cardoso que teve seus prós e contras, mas foi à época que o país mais cresceu, inclusive com uma moeda que ficou mais forte e competitiva.

Globalização – Vantagens e Desvantagens

Vantagens e Desvantagens da Globalização

Hoje em dia na sociedade é possível encontrar diversos fatores que proporcionam diversas mudanças no dia-a-dia e nos aspectos de todo o mundo. Além disso, tais fatores também podem causar benefícios e muitas vantagens e ao mesmo tempo também pode vir a nos causar diversos aspectos negativos, ou seja, a desvantagem de tais fatores. Um dos fatores que mais influencia na sociedade moderna é a globalização. Como o seu próprio nome já diz a globalização é um fenômeno social no qual o mesmo abrange uma escala global, dessa forma, originando o termo “globalização”. A globalização é resultado de uma integração mundial, ou seja, uma integração de caráter global no qual a mesma se divide em aspectos econômicos, culturais e políticos.

globalizacao-vantagens-desvantagens

Para quem não sabe a globalização também é parte do capitalismo, que muitas pessoas contestam. A globalização faz parte da fase ou até mesmo o módulo mais avançado do capitalismo. Com a queda geral do socialismo e sistema capitalista se ascendeu ao mundo, dessa forma, também dando início ao período da globalização. Além disso, podemos destacar como fatores impulsivos para a globalização as revoluções em meios tecnológicos e nos meios de transportes.

Vantagens da Globalização

Podemos destacar diversas vantagens que são resultantes da globalização. Uma das vantagens que todas as pessoas se beneficiam é justamente o produto importado que acompanhando a globalização o mesmo fosse ganhando mais qualidade e o preço foi sendo mais baixo. Além disso, a facilidade de comunicação também melhorou muito, hoje em dia é possível acompanhar fatos em outros continentes em tempo real, há alguns anos só se sabia o que acontecia em outro continente após meses. Os meios de transportes também impulsionaram a globalização e também melhoraram de acordo com a mesma.

Desvantagens da Globalização

Dentre as desvantagens, ou seja, os aspectos negativos da globalização, podemos relatar algo que mais merece destaque que é a maior competitividade por vagas de emprego. Com a grande busca por vagas de empregos muitas pessoas procuram melhores formações profissionais e fica cada dia mais difícil conseguir um bom emprego.