Neoliberalismo O que é? – Conceito, Resumo 2024

O que é Neoliberalismo?

Você já deve ter ouvido muito o termo
neoliberalismo, mas notavelmente não sabe o que se trata ou quer saber um pouco mais sobre, não é mesmo? O neoliberalismo está tão presente em nossa cultura que devemos saber o que se trata. Confira a seguir o conceito do neoliberalismo.

neoliberalismo

O neoliberalismo, como seu nome pressupõe é um
novo liberalismo clássico que é um corrente de pensamento mais moderna e que defende na parte política, a não participação do estado na economia, onde deve ter total liberdade de comércio o que garante maior crescimento econômico e desenvolvimento social do país. Daí vem o liberalismo do nome desta corrente ideológica presente na política, economia e na sociedade moderna.

Mas, vamos ainda conhecer a história do termo liberalismo que surgiu no século XVII através dos trabalhos publicados pelos filósofos John Locke e posteriormente, no século XVIII, o liberalismo econômico que ganhou força as ideias definidas pelo filósofo e economista Adam Smith. Dentre os princípios básicos do liberalismo estão: liberdade econômica (livre mercado), defesa da propriedade privada, mínima participação do Estado, igualdade perante a lei.

Já o neoliberalismo surgiu a partir da década de 1970 e que tem como diferença, uma economia pautada numa realidade econômica diferente dos séculos passados que é mais pautada pela globalização (limitações de fronteiras, grande fluxo de informações) e novos paradigmas para o capitalismo.

Entre as características do neoliberalismo que difere do liberalismo de outrora estão: livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização; abertura da economia para a entrada de multinacionais; adoção de medidas de protecionismo econômico, posição contrária aos impostos e tributos excessivos que é uma consequência da diminuição do Estado, tornando-o mais eficiente; a base da economia neoliberal é a empresa privada; defesa dos princípios econômicos do capitalismo, pouca intervenção do governo no mercado de trabalho, entre outras características.

Apesar de se mostrar um sistema que visa crescimento e desenvolvimento é um sistema que sofre muitas críticas, pois esta política neoliberal beneficia somente as grandes potências econômicas e acaba esmagando as demais economias, como aquelas em desenvolvimento econômico, social e política. Estes países em desenvolvimento acabam sofrendo as consequências do neoliberalismo como desemprego alto, aumento gritante das diferenças sociais e dependência do capital internacional. Mas o neoliberalismo tem também seus pontos positivos como proporcionar o desenvolvimento econômico e social de um país que adotar esta política.

No Brasil o governo que adotou o neoliberalismo e que também foi de certa forma criticada por isso foi os dois governos de Fernando Henrique Cardoso que teve seus prós e contras, mas foi à época que o país mais cresceu, inclusive com uma moeda que ficou mais forte e competitiva.

Equipe de Redação 

AtualidadesRedação Atualidades

O site Globalização é pioneiro em trazer uma informação de fácil compreensão para estudantes, contamos com redatores especializados e se você buscava entender mais sobre o que é Globalização você está no lugar correto. Você pode usar as informações aqui obtidas em trabalhos escolares para tirar aquele 10!

Se gostou, curta e compartilhe: