Globalização e as políticas neoliberais

Resumo de Globalização e as políticas neoliberais

A palavra
globalização é falada em demasia que muitas pessoas não sabem do que se trata, por isso é bom saber o que é se estas estão relacionadas e o que nos afeta. Confira a seguir a relação entre as políticas neoliberais e a globalização.

globalizacao-politicas-neoliberais

A globalização caracteriza-se pelo maior aprofundamento internacional da política, economia, cultura e de aspectos sociais das nações o que acarreta o barateamento dos transportes e comunicação dos países, desde o final do século XX e início do XXI.

Para muitos estudiosos a globalização não é só decorrente dos tempos modernos, mas tem origens na era das descobertas e viagens do Novo Mundo pelos Europeus e até afirmam que a origem da Globalização advém do terceiro milênio A.C, mas, que a globalização teve seu começo de auge no final do século XIX e início do século XX, com uma maior conexão das economias e culturas do mundo. Mas, nesta época o termo globalização não se podia ser dito e nem conhecido.

O termo Globalização se tornou mais popular na década de 1980 (século XX), mas especificamente no início dos anos 1990. O Fundo Monetário Internacional (FMI) em 2000 identificou quatro aspectos básicos da globalização: comércio e transações financeiras, movimentos de capital e de investimento, migração, disseminação de crescimento e movimento de pessoas.

A globalização como antecipamos aqui remonta de muitos séculos a longo da história, vem desde a época das viagens transatlânticas para o “novo mundo” das Américas e se desenvolveu no século XIX com o desenvolvimento das novas formas de transporte, como as ferrovias, os navios a vapor e as telecomunicações que permitiu maior intercâmbio global e de forma mais rápida. Já o início da Globalização moderna advém do fim da segunda guerra mundial quando as nações envolvidas diretamente que criaram mecanismos diplomáticos e comerciais para aproximar cada vez mais as nações uma das outras.

Já o neoliberalismo está presente nesta globalização mundial e caracteriza-se por um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas e que defendem a não participação do Estado na economia por isso as suas características são: mínima participação do estado nos rumos da economia do país, política de privatização de empresas estatais, abertura da economia para a entrada de multinacionais; adoção de medidas protecionismo econômico; desburocratização do estado; diminuição do tamanho do Estado; posição contrária aos impostos e tributos excessivos, entre outras características que caracterizam o neoliberalismo e que fazem parte desta globalização que aproximam cada vez mais as fronteiras e as políticas. Esse foi um breve resumo sobre globalização e as políticas neoliberais, você pode se aprofundar mais sobre o assunto em livros de geografia e atualizadas.

Mais sobre Globalização

  • globalizacao-conclusao-150x150Globalização Conclusão Conclusão sobre Globalização O termo globalização ficou nos últimos anos um termo super banal, mas é preciso saber o conceito e quais as suas implicações. Se você está procurando se informar sobre o assunto ou fazendo algum trabalho escolar, confira a seguir uma conclusão sobre globalização. A globalização no seu termo é definido de diferentes formas, para os norte-americanos […]
  • neoliberalismo-150x150Neoliberalismo O que é? – Conceito, Resumo O que é Neoliberalismo? Você já deve ter ouvido muito o termo neoliberalismo, mas notavelmente não sabe o que se trata ou quer saber um pouco mais sobre, não é mesmo? O neoliberalismo está tão presente em nossa cultura que devemos saber o que se trata. Confira a seguir o conceito do neoliberalismo. O neoliberalismo, como seu nome pressupõe é um novo liberalismo clássico que é […]
  • globalizacao-efeitos-150x150Globalização e seus efeitos Efeitos da Globalização O assunto Globalização é muito mais sério do que a gente imagina, mas nem sempre damos atenção máxima a esse assunto tão importante. Entenda, primeiramente, o que é Globalização, para que você depois possa analisar todos os impactos que a mesma pode causar. Esse assunto se diz respeito a processos de um mundo cada vez mais interligado, e sem fronteiras, onde […]
  • globalizacao-causas-150x150Globalização – Causas e Consequências Causas e Consequências da Globalização Este artigo vai para quem está na escola e precisa de ajuda para entender um assunto corriqueiro das aulas de história e geografia. Hoje viemos para falar das causas e consequências da globalização. Se você tem dúvidas nesse assunto e precisa de uma ajuda para estudar esse assunto, está no lugar certo. Como todo bom cidadão informado, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *